Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Entrevista: Maria Pia Calisti – Cônsul da Itália em Belo Horizonte

No cargo de Cônsul da Itália em Belo Horizonte desde 2010, Maria Pia Calisti deixa o posto em maio deste ano, após intenso e dedicado trabalho. Confira entrevista exclusiva feita pela Câmara Italiana.

No cargo de Cônsul da Itália em Belo Horizonte desde 2010, Maria Pia Calisti deixa o posto em maio deste ano, após intenso e dedicado trabalho. Em entrevista exclusiva para a Câmara Italiana, a Cônsul fala sobre sua atuação na cidade, a relação entre Minas e a Itália e seus planos para o futuro.

Como foi o seu ingresso na carreira diplomática? E como foi sua trajetória até assumir o posto de Cônsul da Itália em Belo Horizonte?

Entrei para o MAE (Ministério do Exterior Italiano) através de concurso público e, quando surgiu uma oportunidade no exterior, vim para Belo Horizonte.

Quais foram os seus maiores desafios como Cônsul da Itália em Belo Horizonte? E quais a senhora julga terem sido os maiores avanços na relação de Minas com a Itália durante sua atuação como Cônsul?

O maior desafio foi lidar com a diferença entre trabalhar em território italiano e as diferentes realidades no exterior. Os maiores avanços foram as realizações de recíprocos encontros de negócios que permitiram a aproximação de realidades econômicas e de empreendedores mineiros e italianos.

Como você avalia as atividades do Sistema Itália em Minas Gerais como um todo, durante os últimos anos? Quais ações e resultados a senhora acredita terem sido os mais importantes?

Fiquei positivamente impressionada com o intenso relacionamento e o alto nível de colaboração entre aqueles que fazem parte do Sistema Itália, o que contribui para fortalecer e divulgar uma imagem positiva do nosso país. Dentre os melhores resultados, gostaria de citar, além dos diversos intercâmbios e participações em feiras, o sucesso da iniciativa Medalha Italia Affari.

Como a senhora enxerga a importância do trabalho desenvolvido pela Câmara e em quais momentos ela mais contribuiu para as atividades desenvolvidas pelo Consulado?

Considero que o excelente trabalho de coordenação entre empreendedores locais e de gestão da grande oferta de intercâmbios e acordos realizados com grande empenho pelo Presidente Regaldo, pelo Secretário Leonardo Freitas e por toda a equipe da Câmara de Comércio, são de extrema importância para favorecer o encontro entre as duas realidades econômicas, de Minas e da Itália.

Como foi a sua vinda para o Brasil e sua adaptação ao país e ao estado de Minas Gerais?

Foi favorecida pela coletividade italiana, muito ativa na realidade econômica e institucional de Minas Gerais e pelas semelhanças de alguns aspectos culturais entre os nossos dois países.

Quais são os seus planos profissionais após o fim do seu período como Cônsul da Itália em Belo Horizonte?

Irei para a Suíça, onde exercerei o cargo de Cônsul da Itália em Basilea. Gostaria de agradecer à Câmara de Comércio por me oferecer esta oportunidade para me despedir de toda a Comunidade Italiana e dos participantes do Sistema Itália.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT