Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Conheça Vicenza, uma referência arquitetônica para Itália e toda a Europa

Comuna italiana, localizada na região do Vêneto, possui mais de cem palácios nobres que embelezam a cidade e representam a evolução da arquitetura italiana do tardo gótico ao renascimento.

Vicenza, comuna italiana localizada na região do Vêneto, é famosa por sua bela e variada arquitetura. Mais de cem palácios nobres embelezam a cidade e, pela sua qualidade arquitetônica, seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A primeira população que habitou Vicenza era de origem paleovêneta, mas foi com os romanos que a cidade ganhou uma instalação urbana definitiva. Após o período medieval, passou por uma longa fase de lutas duras e tentativas de conquista por parte de Padova e Verona. Em 1404 cedeu espontaneamente seu governo à Veneza, o que permitiu uma nova fase cultural, econômica e artística da cidade. Foi aí que se iniciou a renovação de suas construções, que perdurou até o fim do século XVI, e que ajudou a conceder à cidade a importância arquitetônica que detêm hoje.

Observar os palácios de Vicenza é como assistir à evolução da arquitetura italiana do tardo gótico ao renascimento. As primeiras edificações correspondem ao gosto gótico veneziano (Casa ZenPalazzo Porto-BreganzePalazzo ThieneCasa Pigafetta), depois as fachadas assumiram um aspecto austero, observados nas casas da época de 1400 (Palazzo AngaranPalazzo NegriPalazzo Thiene). A partir da metade dos anos de 1500, Andrea Palladio (1508-1580), pedreiro que se tornou grande arquiteto, inaugura um tipo de arquitetura nobre, voltada para o clássico, caracterizada por sua luminosidade e funcionalidade, estilo que influenciará a arquitetura europeia até 1800 e pode ser vista no Palazzo ChiericatiPalazzo Porto Palazzo Valmarana. A colocação de todos esses palácios é bem evidente ao longo do percurso pela cidade, tornando a visita a eles mais fácil.

Entre os locais mais famosos da cidade está a Piazza dei Signori, dominada pelo edifício público Palazzo della Ragione, também conhecido como Basilica Palladiana. Dotado de três espaços expositivos independentes, hoje é cenário de mostras de arquitetura e arte. Está foi a primeira obra encomendada a Palladio e possui uma ambiciosa cobertura em forma de casco de navio invertido.  Ao lado, localiza-se a Torre di Piazza, datada do século 12. A Loggia del Capitaniato, a noroeste, foi construída por Palladio em 1571. Nas salas superiores da construção funciona a Câmara do Conselho da Cidade.

O teatro coberto mais antigo da Europa se encontra em Vicenza: o Teatro Olimpico. Foi inciado por Palladio, em 1579, e terminado por seu discípulo Vicenzo Scamozzi, que criou o palco permanente, construído de madeira e gesso, e pintado para parecer mármore. A obra representa a cidade grega de Tebas, e sua perspectiva cria a ilusão de profundidade.

Palazzo Chiericati, também feito por Palladio, abriga hoje o Museo Civico. A sístense da obra desse arquiteto, personalidade indissociável da imagem de Vicenza, pode ser vista na villa conhecida como La Rotonda, ao sul de Vicenza.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT