Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Minas busca fontes renováveis

Governo do Estado quer atrair investimentos em geração de energia solar e eólica

Dentro de pouco mais de um mês, provavelmente no dia 14 de setembro, o governador Antonio Anastasia assinará um decreto para estimular a atração de empresas do setor de geração de energias renováveis, como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), inclusive.

A informação foi obtida com exclusividade pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO de uma fonte ligada ao Executivo. Entre outras medidas que constarão no decreto estão incentivos fiscais e outros estímulos tributários. A cerimônia de assinatura do documento deve acontecer na Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte, com a presença de representantes de empresas internacionais ligados ao setor.

Uma das regiões do Estado que tem potencial para receber investimentos da indústria de geração de energia eólica e solar, especialmente, é o Norte de Minas. Além disso, o governo estadual tem como diretriz direcionar investimentos para a região em função de ser uma área de baixo dinamismo econômico e social quando comparada a outras regiões do território mineiro.

Atlas – Além disso, o governo do Estado, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), já desenvolveu um amplo estudo no campo das energias renováveis. Um dos produtos deste estudo é o Atlas Solarimétrico, que aponta índices de radiação solar suficientes em mais da metade da área do Estado para justificar investimentos em parques de geração de energia solar.

Outro produto é o Atlas Eólico de Minas Gerais, que mostra três áreas situadas no Norte e Nordeste de Minas Gerais, incluindo os municípios de Grão Mogol, Montes Claros, Francisco Sá, Curvelo e Diamantina, com potencial expressivo em relação às demais regiões quanto ao aproveitamento eólico-elétrico.

Fonte: Jornal Diário do Comércio

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT