Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Pietro Sportelli, presidente da Aethra Sistemas Automotivos, recebe título em comemoração ao Dia da Indústria

A Fiemg entregou a Pietro Sportelli o título de Industrial do Ano e conferiu o Mérito Industrial para 15 empresários do setor no estado em solenidade realizada no Expominas.

 

Empresários mineiros celebraram na noite da última quinta-feira (23), o Dia da Indústria. No Expominas, em Belo Horizonte, a Fiemg entregou ao presidente da Aethra Sistemas Automotivos S.A., Pietro Sportelli, o título de Industrial do Ano, e conferiu o Mérito Industrial para 15 empreendedores e representantes do setor no estado. A solenidade contou com a presença dos presidentes da Federação, Olavo Machado Jr., e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho.

Sportelli contou ao empresariado como a Aethra cresceu e se desenvolveu em Minas Gerais, a partir da inspiração de seus fundadores. “Hoje estamos preparados para enfrentar o mundo. O futuro chegou com muitas montadoras no Brasil e com muitos concorrentes. Queremos disputar com todos, de forma honesta e dentro das regras do jogo, por um país que seja melhor para nossos filhos”, afirmou. Atualmente, sua empresa possui 10 plantas em território brasileiro e uma na Argentina, empregando mais de 4 mil trabalhadores.

Para Olavo Machado Junior,  presidente da Fiemg, é exatamente para o futuro que a entidade deve olhar. No ano em que comemora 80 anos de sua fundação, a Federação projeta como será Minas Gerais em 2033. A proposta é criar no estado um ambiente favorável para que a indústria se diversifique e agregue valor ao que fabrica. “Quando analisamos os setores onde se registram os principais investimentos em projetos no Brasil, vemos o predomínio das inversões realizadas no setor industrial, em segmentos nos quais a indústria mineira se destaca – mineração, metalurgia, alimentos, bebidas e veículos automotores”, destacou Machado Junior. Ele acrescentou que o trabalho de Sportelli e de todos os empresários agraciados mostram que o caminho está sendo trilhado.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, lembrou de condições que o Brasil e Minas precisam ter para aproveitar essas oportunidades. Ele apresentou o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, construído pela Confederação e lançado nesta semana. Nele, dez fatores-chave para o sucesso do setor são detalhados: educação; ambiente macroeconômico; eficiência do Estado;        segurança jurídica; desenvolvimento de mercados; relações do trabalho; financiamento; infraestrutura; tributação; inovação e produtividade. “Nossa proposta é fazer com que a indústria volte a representar mais de 20% do PIB. Hoje estamos com somente 14%”, apontou.

A importância de “industriar” e o ingresso definitivo do Brasil no rol das nações de primeiro plano na economia global foi a tônica do discurso do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho. Ele exaltou o papel histórico do setor no desenvolvimento de Minas Gerais. “É certo que há problemas e desafios conjunturais, como o custo Brasil enfrentado pela indústria. Mas, mais do que em qualquer época, estamos próximos de dar o passo decisivo para o desenvolvimento brasileiro”, disse.

O presidente da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais, Giacomo Angelo Regaldo, e o Secretário de Turismo de Minas gerais e também vice-presidente da Câmara, Agostinho Patrus, prestigiaram o evento.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT