Investimentos na construção de novas fábricas promete dinamizar a economia e gerar empregos em torno de duas cidades mineiras.
O governo de Minas Gerais assinou, no final do último mês, um protocolo de intenções com a empresa El Shadday Brasil Biodiesel que está sendo implantada em Pompéu, região central. Com investimento de R$ 56,13 milhões, a previsão é de produção inicial de 33 milhões de litros por ano de biocombustível com a geração de 170 empregos diretos. Toda a matéria prima será adquirida na própria região e os fornecedores serão agricultores familiares cadastrados. Além da soja, serão usados ainda como matéria prima o girassol, a mamona, e o crambe, grão semelhante à soja, originário do Mediterrâneo, com ciclo curto de 90 dias e próprio para o período de entressafra da soja. A implantação do outro parque industrial deverá começar ainda no segundo semestre deste ano, utilizando tecnologia de terceira geração.
Outra protocolo de intenção foi assinado entre o Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Coferpon Construções Indústria e Comércio Ltda., que irá investir R$ 7,65 milhões para iniciar a produção de chapas e vergalhões de aço, em Ponte Nova, na zona da Mata. Com a implantação da unidade industrial, a empresa terá condições de produzir o perfil com o aço adquirido em Minas. A fabricação vai ser iniciada com a produção de 500 toneladas de chapa e 150 toneladas de vergalhão nos primeiros seis meses de operação. A expectativa é de em um ano atingir a capacidade produtiva de mil toneladas por mês e a partir de 2015 a produção anual está prevista para alcançar 12.800 toneladas por ano. Serão gerados 80 empregos diretos e 24 indiretos.
Fonte: Site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais