Estão marcadas para os próximos dias 24 e 25 de fevereiro as votações, na Itália, para as eleições da Câmara dos Deputados e do Senado da República Italiana.
No Brasil, os cidadãos italianos inscritos no “AIRE” votam por correspondência. Para tanto, os Consulados enviam por correio, a cada eleitor, um envelope contendo um documento explicativo e o material necessário para a votação. Os Consulados poderão receber os votos enviados pelos eleitores por correio até, no máximo, 16 horas (horário local) do dia 21 de fevereiro.
A possibilidade de votar no exterior representa uma grande conquista para a coletividade italiana que, há muito tempo, manifesta a vontade de contribuir para a vida política do país. Por meio do voto, portanto, os italianos residentes nesta circunscrição (inscritos no “AIRE”) participam ativamente da vida democrática da Itália, elegendo 4 deputados e 2 senadores na Região da América Meridional.
Em ocasião deste importante evento da democracia italiana, o Ministro das Relações Exteriores italiano, Giulio Terzi, escreveu aos seus compatriotas residentes no exterior a carta anexa, em que ressalta a importância do exercício do voto.
Fonte: Consulado da Itália em Belo Horizonte.